top of page
Buscar

RETA FINAL DO BRASILEIRÃO

Atualizado: 19 de nov. de 2018

Saiba tudo sobre o que rolou e ainda vai rolar no Campeonato mais disputado do mundo. Fique sabendo quem tem mais chance de levar o troféu, vaga na libertadores e quem ainda corre o risco de ser rebaixado.


Co-irmãos Palmeiras e Vasco vivem situações completamente diferentes


Campeonato Brasileiro do ano de 2018 é considerado o mais disputado desde que começou a era dos pontos corridos.


Era dos pontos corridos

Desde o início da era dos pontos corridos em 2003, há quem tenha dito que o Campeonato Brasileiro perderia algo em termos de emoção, mas o Brasileirão 2018 vem mostrando porque é considerado o mais disputado no modelo de pontos corridos.


Palmeiras está com uma mão na taça

Só em 2018, desde o início do campeonato, já tivemos sete líderes diferentes, e foram eles, respectivamente: Atlético Paranaense, Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional, e o Palmeiras, que desde que assumiu a ponta da tabela, não largou mais.

O campeonato está na sua reta e final, e é neste momento em que surgem os matemáticos para mexer com os nervos dos torcedores. Pelos números do Departamento de Matemática da UFMG, o atual líder do Brasileirão, o Palmeiras tem 93,3% de chances de sagrar-se campeão, logo atrás vem o Internacional, com 5,3% de chances de levar o título para Porto Alegre. O Flamengo, que empolgou do início para o meio do campeonato, agora segue apenas com 1,0% de chance de conseguir o título, é a menor probabilidade acima dos 0%, que é o caso de São Paulo e Grêmio, que tem respectivamente: 0,30% e 0,053% de chances de serem campeões.


  • Briga por vaga na Libertadores


Santos se complica na busca pela vaga da Libertadores

Com o final do Campeonato Brasileiro se aproximando, os times já começam a fazer as contas para terem noção de uma pontuação para conseguir chegar a competição mais importante das Américas, a Libertadores. Assim como há números que expressam a probabilidade que cada time tem para conseguir o título, há também números que expressam as chances dos times que podem conseguir uma classificação para a edição de 2019 da competição. Segundo os dados do Departamento de matemática da UFMG, já temos quatro times com 100% de chances, ou seja, já estão garantidos matematicamente na Libertadores 2019, são eles: Cruzeiro (conseguiu a classificação ao conquistar o título da Copa do Brasil 2018), Palmeiras, que é atual líder do Brasileirão, Internacional, que é o atual vice-líder, e o Flamengo, que é terceiro colocado na tabela. Logo atrás, de acordo com a probabilidade, São Paulo e Grêmio, apesar de não terem atingido os 100%, estão quase garantidos matematicamente na Libertadores com 99,99% de chances. Então pelo Brasileirão ainda temos praticamente uma vaga, e ainda temos alguns times na briga e com chances, são eles: Santos 54,4%, Atlético Mineiro 22,2%, Atlético Paranaense 21,7%, Botafogo 0,60%, Bahia 0,49, Fluminense 0,32%, e o Corinthians com apenas 0,16% de chances de conseguir a vaga.


  • A luta contra o rebaixamento


Corinthians tem um alivio e Vasco se complica

Se a disputa está boa para quem está na parte de cima da tabela, brigando por título e libertadores, com certeza, para quem está na parte de baixo da tabela, não é algo muito bom de se disputar, mas para quem assiste e admira, a emoção que envolve a zona de rebaixamento, o tão temido Z4, ainda está aí. Temos times grandes lutando para não cair, tentando se afastar de vez, para não correr um risco maior nas últimas rodadas. O Paraná já é o primeiro time matematicamente rebaixado, atingiu os 100%, então volta para a Série B em 2019. Então restam apenas três vagas, quem irá embarcar nessa? Temos times grandes ainda não garantidos 100% na Série A do ano que vem, como por exemplo: Vasco, Botafogo e Corinthians. Temos times tradicionais do nordeste, Sport, Ceará, Vitória, e também a queridinha do Brasil, a Chapecoense. Restam apenas três vagas restantes para cinco times, o Vitória tem 73,2% de ser rebaixado, América de Minas Gerais com 71,3%, e Chapecoense com 63,9%. Se o Campeonato Brasileiro acabasse hoje, esses times seriam os quatro mais novos integrantes da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019.




  • Números


Gabigol é o artilheiro da competição

Um dos grandes exemplos do equilíbrio do Campeonato Brasileiro 2018, é a artilharia, o artilheiro e o vice-artilheiro fazem parte de equipes que nem sonham mais com o título, e em terceiro vem o Diego Souza, do São Paulo.

1º Gabriel Barbosa – (Santos)  16 Gols

2º Pablo – (Atlético-PR) 12 Gols

3ª Diego Souza – (São Paulo) 11 Gols

Os números mostram o grande equilíbrio do campeonato, chegando na reta final e nada ainda definido, seja título, vaga na Libertadores e rebaixamento. O Campeonato Brasileiro é um campeonato que cativa e surpreende até a última rodada, então o campeonato tem muitas emoções guardadas, na medida que as rodadas forem passando e o tempo diminuindo para os times alcançarem seus objetivos.

 
 
 

Comments


NOTÍCIAS

Estácio_de_Sá_Futebol_Clube.png
Sem-Título-2.png
estc3a1cio.png

© 2018 FUTEBOL. Orgulhosamente criado por Alunos da Estácio.

bottom of page